Tambor Mineiro

Lançamento do CD “Rosário Embolado”, o segundo de Mauricio Tizumba com o grupo Tambor Mineiro Uma mistura dos ritmos do Congado com música instrumental, MPB e samba. Assim pode ser definido o CD Rosário Embolado, o segundo do cantor, compositor e instrumentista Mauricio Tizumba com o grupo Tambor Mineiro.
O show de lançamento do álbum, que acontecerá no dia 3 de outubro, às 22h, no Lapa Multshow, terá a participação especial de Sérgio Pererê. Sem perder a tradição, Rosário Embolado assume uma linguagem mais diversificada musicalmente. Enraizadas no som dos tambores de Minas, as faixas apresentam fortes marcas do Congado.
O disco é o resultado das experiências que o Tambor Mineiro vem acumulando desde que gravou seu primeiro CD, ao vivo, na Serra do Cipó. Nesse período, o contato com o saxofonista Ibraim Netto e o próprio Mauricio Tizumba, entre outros artistas, foram fundamentais para o resultado alcançado no novo trabalho. O grupo Tambor Mineiro é composto por 13 músicos, que tocam tambor, patangome e gunga (instrumentos utilizados pelas guardas de Congado). Todos os integrantes têm outras profissões e conciliam o trabalho com o amor pelos sons do tambor.
Elisa Massa, música e psicóloga, conta que foi uma experiência diferente gravar em estúdio. “Tivemos a oportunidade de mostrar um som com mais qualidade, pois estamos acostumados a tocar ao ar livre.
Com vários aparatos técnicos, o resultado final ficou bem agradável”, analisa. Para Mauricio Tizumba o disco ficou com uma cara mais popular, com arranjos criados especialmente para esse trabalho.
O músico ainda destaca a parceria inédita com o grupo Uakti, que resultou na instrumental Noite de Chuva, feita no ritmo moçambique serra-abaixo, com melodias de marimbas e flautas. Sobre o show de lançamento, ele avisa: “Será uma grande celebração de mais um trabalho que vamos colocar nas ruas. Uma verdadeira festa”. Fiel às tradições, o artista revela que o segundo trabalho com o Tambor Mineiro abriu o leque de opções com novos experimentos e parcerias. “Estamos com a cabeça na parabólica, mas com o pé fincado nas raízes”, resumiu Tizumba. Outra faixa que ilustra a diversidade do álbum é Coisa nº4, de autoria do maestro Moacir Santos, na qual o ritmo do Congado se entrelaça com a harmonia dos metais de trombones, sax, trompete e flauta. Sérgio Pererê, autor da faixa título Rosário Embolado, entende que sua composição é muito pessoal e, por este motivo, de fácil compreensão para o público. Dois trechos da música revelam tal pessoalidade: “Meu coração mais parece um rosário embolado/ Assim não dá pra rezar/ E nem pra dançar no Congado”. E o refrão: “Ajuda vovô/ me dá a mão/ Ajuda vovô/ Desembolar o meu coração”. Para o artista, o tambor simboliza mais que um instrumento: “é a verdadeira ajuda de um ancestral”, revela.
Pererê, que canta e toca tamá nessa faixa, acredita que o fato de sua composição dar nome ao CD se deve à ‘irmandade’ entre ele, Tizumba e o Tambor Mineiro. “Tem uma afetividade muito grande nesse trabalho. Essa homenagem foi fruto desse sentimento. Muito bacana”, comenta.
A cantora mineira Marina Machado também faz uma participação na música de domínio público intitulada no CD de Uma Reza, Um Lamento.
Nela, Marina constrói inúmeras vozes que, junto aos tambores e patangomes, formam um mantra com roupagem atual.

Previous
Next Post »