Pandeiro do Mestre

O Pandeiro do Mestre é um coco urbano, formado por pessoas, em sua maioria, nascidas nos subúrbios do Recife; começou no bairro de Afogados, na Vila de São Miguel, no quintal de Dona Darcy e depois no quintal da família Gitirana.
É um coco urbano formado por pessoas da capital, porém, religiosamente e afetivamente, ligado ao sertão do toré dos índios e ao samba de coco. É um coco de toré de feição urbana, adiciona instrumentos do coco de roda à sua formação, ganha o baque muito característico dos cocos de beira-mar , aprende sobre ciranda com Baracho e com a Fuloresta de Siba e segue seu caminho sempre aprendendo mais que ensinando.
Coco de Toré é uma denominação muito antiga que, segundo o pesquisador Prof. Edmundo Pereira em seu escrito "Benditos,Toantes e Sambas de Coco" (referindo-se aos diários de campo de Luiz Saia, chefe de missão de pesquisas folclóricas idealizada por Mário de Andrade), nos esclarece que os Potiguara da Baía da Traição (PB) já usavam o termo em 1938 para indicar "um folguedo dançado em sentido anti-horário" como é no toré, "puxado por toadas de canto e resposta", igual ao toré , e "acompanhado por maracás e um pequeno zabumba", igual à instrumentação de algumas formações de samba de coco, cafurna e mazurca atualmente ainda existentes no sertão.
O primeiro cd do coco “Pandeiro do Mestre - Coco de Toré” foi gravado entre agosto e outubro de 2006 no estúdio Carranca (Recife- PE) por Gera e Júnior Evangelista; mixado entre outubro e novembro de 2006 no Carranca por Gera; e masterizado em dezembro de 2006 no Classic Master (São Paulo – SP) por Carlos Freitas. O cd tem participações especiais de Tiné, Siba, Coco Raízes de Arcoverde, Coco Bongar, Zé Neguinho do Coco, Índios Pankararu e Fulniô de Pernambuco. "Nosso primeiro CD tinha que ser uma celebração da vida, da amizade, e do respeito que temos pelos velhos mestres e por todos nossos amigos, contemporâneos, expoentes e cuidadores da tradição do coco e da ciranda.
Nosso CD tinha que ser, e é, uma festa de alegria, religiosidade e encantamento." Nilton Jr. (Pandeiro do Mestre) ”Pandeiro do Mestre busca uma síntese de diversos estilos de coco praticados em Pernambuco, com ênfase nas referências indígenas desta tradição. Ao se aventurar num trabalho autoral e não comprometido com a pura repetição de repertório, o grupo cumpre uma importante função de renovação e redimensionamento de uma tradição poética, musical e coreográfica das mais importantes do Nordeste.
” Siba (compositor, cantor e rabequeiro) “Poder participar do CD do Pandeiro do Mestre é uma honra enorme para o Grupo Bongar. Ter a oportunidade de cantar e registrar um trabalho ao lado de Niltinho, um cara que quando moleque na Xambá sempre tive como referência, ao ouvir o som do Chão e Chinelo. Hoje incorporo muitos traquejos dele na minha forma de cantar no Bongar.
Além de nos deixar felizes pelo encontro do Bongar com o Pandeiro do Mestre, além da reunião de diversas linhagens do coco pernambucano que o Padeiro do Mestre proporcionou com o seu CD.
Vai ser algo muito esclarecedor para aqueles que pensam que o coco é único. Poderão perceber a pluralidade desse ritmo e o quanto ele é belo. Estamos muito felizes com esse CD e agradecidos a Niltinho por nos oportunizar a participação no mesmo.” Guitinho da Xambá (Grupo Bongar)
Previous
Next Post »