Adriana Moreira

Adriana Moreira é cantora paulistana.Teve o primeiro contato com a música - especialmente o samba - ainda criança na Escola de Samba Camisa Verde e Branco, onde foi praticamente criada.
Sua primeira experiência com a música, mais especificamente como cantora veio a acontecer em 1996 participando com a “Orquestra Paulista de Samba” da gravação do disco “O Cúmulo do Samba” do compositor Carlinhos Vergueiro. Em seguida integrou o núcleo de músicos e compositores que constituiu o Mutirão do Samba (1997 – 1999), movimento deflagrador de uma série de outras iniciativas notadamente o Samba da Vela, de Santo Amaro; e o Projeto Nosso Samba, de Osasco.
Decididamente a seguir carreira como cantora, Adriana começou a estudar.
Em 1997 entrou na Universidade Livre de Música (ULM). Nesse mesmo ano subiu ao palco pela primeira vez em um show com o Trio Bequadro e Mutirão do Samba no Café Piu - Piu em São Paulo. No ano de 1998 participou do show “Pra quem teve paciência” do compositor e cineasta Kiko Dinucci onde se destacou. Depois em Julho do ano de 1999 participou com o coral de estudantes da ULM e Orquestra Jazz Sinfônica, da inauguração da Sala São Paulo. Em 1999 começou a trabalhar com teatro junto a Companhia Incomodada e integrou o Projeto Samba da Benção apresentado no teatro Artur de Azevedo sob direção de Zé Celso Martinez, e depois a série de shows intitulada Mpbar apresentado no Teatro Folha. Trabalhou como backing vocal até 2002, neste período esteve ao lado de vários sambistas, dentre eles: Dona Ivone Lara, Monarco, Walter Alfaiate, Jorge Simas, Almir Guineto, Nelson Rufino, Luis Carlos da Vila e Wilson das Neves.
No final do ano de 1999 Adriana conheceu a obra do baiano Batatinha – falecido em 1997 - e se interessou muito, começando um trabalho de pesquisa sobre a obra do compositor. De 2000 á 2002, Adriana Moreira, agora se dedicando a carreira solo, apresentou - se na noite paulistana no tradicionalíssimo Bar Brahma ao lado do pianista Ary Costa e do Sambista Carlinhos do Cavaco, e também fez shows baseado no repertório do baiano Batatinha no Sesc Itaquera e Sesc Santo André. No ano de 2003 participou do projeto Ilustre e Desconhecido no Sesc Pompéia como cantora e também idealizadora do grande show em homenagem ao compositor Batatinha com participações de seus parceiros Nelson Rufino, Walmir Lima, Edil Pacheco, Riachão e seu filho Jorge Penha.
Nesta ocasião recebeu da família de Batatinha seu acervo de fotos e toda o obra inédita do compositor. Tendo em mãos tal preciosidade, resolveu gravar seu primeiro cd só com musicas de Batatinha. Em 2004 faz um show no Sesc Vila Mariana “As musicas de Baden e Vinícius”.
Em meio as gravações de seu primeiro disco já em 2005, Adriana Moreira concorreu ao prêmio de melhor intérprete do Festival Cultura – A Nova Musica do Brasil. Defendo, das eliminatórias até a finalíssima, a música Lama do talentoso compositor Douglas Germano.
No começo do ano de 2006 participou do show “Na cadência paulista do samba”, cinco espetáculos que reuniram artistas consagrados como Márcia, Jair Rodrigues, Paulo Vanzolini, Eduardo Gudin e caras novas do samba de São Paulo, na semana de aniversário da cidade. Ainda neste ano participou do novo cd do compositor paulistano Eduardo Gudin: Um jeito de fazer samba.
Em Outubro lançou seu primeiro cd “Direito de Sambar – Adriana Moreira canta Batatinha (Oscar da Penha)”que tem direção musical de Edmilson Capelupi e arranjos, entre outros, de Eduardo Gudin. O cd foi lançado pela gravadora CPC – Umes, com dois espetáculos no Sesc Santana.
Em Novembro se apresentou na Sala Funarte Sidney Miler no Rio de Janeiro, tendo a especialíssima participação de Carlinhos Vergueiro Em Junho de 2007 participou, ao lado de Vânia Bastos e Marilha Medalha, da inauguração do Centro Universitário de Cultura e Arte Gianfrancesco Guarnieri, com a peça Pontos de Partida – Tributo a Gianfrascesco Guarnieri sob direção de Heron Coelho. Ainda em 2007 Adriana Moreira deu continuidade a fase de lançamento de seu cd levando seu show Direito de Sambar ao interior paulista. Passou por Bauru, Araraquara, Sorocaba e Presidente Prudente.
Atualmente em meio a suas apresentações, Adriana também se dedica ao teatro fazendo parte do elenco que participará da peça Calabar de Chico Buarque e Ruy Guerra que esteve em cartaz no Sesc Paulista de Janeiro até Março deste ano de 2008.
Previous
Next Post »