Camiranga

“Camiranga é urubu. Um de pena marrom e cabeça vermelha, o que se arrisca. Sem a sua aprovação, nem larva come a carne. Injustamente malvisto e mal falado, como todo urubu, é mestre na arte de planar. Procura entre os cheiros que sobem da terra o que lhe cabe. Quando encontra, cumpre com majestade sua função na Terra, transformando carne podre em energia e vitalidade para voar, voar, voar...”
O CD Camiranga traz um repertório de canções inéditas propondo a fusão entre o contemporâneo e o tradicional, através de uma sonoridade atual e extremamente brasileira. As composições trazem em sua essência palavras simples, que combinadas se tornam repletas de poesia e sofisticação, desenrolando-se em melodias sutis, traçadas sobre harmonias modernas e rebuscadas, sugerindo ritmos rituais tradicionais.
As vozes dos mineiros, Fernanda de Paula e Léo Nascimento, idealizadores do projeto, chamam atenção pela força e o timbre do uníssono, embora se desenvolvam em contrapontos e vocalizes elaborados, com influências que vão do Barroco ao Impressionismo.
O violão de Léo Nascimento conduz a harmonia, deixando clara a influência herdada de Minas Gerais, como João Bosco e Toninho Horta. Tambores tradicionais, como Jeremias (Candombe de Minas Gerais), Ilu (Nação Ijexá) e o trio de Batás (Culto de Xangô em Cuba), confeccionados e utilizados pelo percussionista Rômulo Albuquerque, demonstram uma essência negra calcada em manifestações africanas, cubanas e brasileiras. Matheus Prado propõe uma percussão contemporânea, que remete ao urbano. Essa é a formação do grupo Camiranga, que no CD contou com a participação especial do multiinstrumentista Carlinhos Amaral ao baixo elétrico, violão de 7, viola caipira e sax alto. Essa fusão de influências torna a música do Camiranga bastante abrangente, embora sem nenhuma intenção de ceder ao que é "da moda".
Previous
Next Post »

1 comentários:

Write comentários
Harley
AUTHOR
13/03/2009, 20:52 delete

AGENDA DE SHOWS
-----------------------------------
1) SESC CAMPINAS
Dia 29/03 às 15:30h
Endereço: Rua Dom José I , 270/333 - Campinas/SP
Custo : Gratuito

2) CENTRO DE PRESERVAÇÃO CULTURAL CASA DE DONA YAYÁ
Dia 09/08 às 11:00h
Endereço: Rua Major Diogo , 353 - Bairro Bela Vista - SP
Custo: Gratuito

Reply
avatar