Cris Lemos

Cris Lemos é paulista de Santo André e mora em Curitiba há 22 anos.

Formada e pós-graduada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná,

Mestre em Comunicação e Linguagens.

Professora das disciplinas de História e Interpretação da Arte, Produção de Áudio Publicitário e Produção de Radiojornalismo, dos cursos de Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo da área de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

Criadora e cantora de publicidade de diversas produtoras de áudio de Curitiba.

Produtora musical e pesquisadora da Gramofone Produtora Cultural.

Tem atuado nos últimos 15 anos como arte-educadora musical exercendo a função de orientadora vocal do grupo infantil Coro Cabeludo.

Seu trabalho como cantora teve início em 1990, com o coro cênico O Abominável Sebastião das Neves.

Em 1993 ingressou no grupo vocal feminino Nymphas.

Em 1994 cria e integra o grupo O Tao do Trio.

Participa como cantora em diversos cds de compositores paranaenses:

CD Lua Brasileira, do grupo Nymphas; (1995)

CD Estrelas Guia, do compositor Lydio Roberto; (1998)

CD Coro Cabeludo (também dirigido e produzido pela cantora); (1998)

Em 2000, Cris grava com seu grupo O Tao do Trio o CD Uns Caetanos pelo selo carioca CID Entertainment (cujo lançamento acontece em 2001).

O show Uns Caetanos tem sido apresentado desde então em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que o CD também foi lançado no Japão em 2002.

Com o Cd Uns Caetanos O Tao do Trio foi finalista do prêmio Caras de Música na categoria "Melhor Grupo de MPB", ao lado dos grupos "Os Cariocas" e "Sá, Rodrix e Guarabira".

Em 2001, cantou Incesto, música arranjada e produzida por Rodolpho Stroeter no CD que acompanha o livro de poesias Artigo Oitavo de Etel Frota.

Em 2002, Cris participou do Projeto "Naquela Mesa", criado e produzido pelo maestro João Egashira com um tributo ao compositor Ary Barroso.

Ainda no mesmo ano coordenou o programa de rádio infantil Musicando, que foi veiculado de outubro de 2002 até março de 2003 na Rádio Educativa do Paraná.

Em outubro de 2005 produziu e dirigiu o show de lançamento do CD/Livro Musicando do Coro Cabeludo, cuja produção musical de CD dividiu com o arranjador e violonista Álvaro Ramos.

Lançou junto ao Cd Musicando, o primeiro livro de sua autoria sobre musicalização infantil, em parceria com a arte-educadora Solange Gomes e a Gramofone Áudio.

Criou e dirigiu os vocais para o Cd Violada, do compositor Lydio Roberto.

Foi a diretora geral do show Violada, apresentado em maio de 2005 no Teatro do Paiol, em Curitiba.

Em agosto de 2006 reapresentou o espetáculo em homenagem a Ary Barroso atendendo a um convite da Fundação Cultural de Curitiba para o Projeto Quintal do Conservatório de MPB - Domingo às Onze e meia.

Participou do CD Fecha a Conta de Renato Lucce como cantora convidada em três faixas: Indiferença, Jobim e Sonha Mais.

Participou em duas fixas do Cd de Gerson Bientinez, Encantada, em que atua como solista e Valsa para Helena Kolody com o grupo O Tao do Trio.

Em novembro de 2006 lançou com o grupo vocal Nymphas o CD/Livro

" cAntologia" que traz, além da história todos os fonogramas, LPs e CDs já lançados na carreira do conjunto, mais um Cd com 14 canções inéditas.

Entre janeiro e abril de 2007 gravou o seu primeiro CD solo intitulado Meu Lugar, com composições de artistas paranaenses, paulistas e cariocas. O Cd contou com a produção de Lydio Roberto, arranjos e violões de Marco Pereira, Mário Conde e Álvaro Ramos, o contrabaixo de Glauco Sölter, a bateria de Endrigo Bettega, a percussão de Ricardo ô Rosinha e Vina Lacerda, além das participações especiais de Sérgio Albach, Helena Bel, Gabriel Grossi, Alessandro Kramer (o Bebê) e Arismar do Espírito Santo.

Em 15, 16 e 17 de Junho de 2007 realizou em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e o Teatro Paiol o show de lançamento do CD Meu Lugar, com direção musical do guitarrista Mário Conde, roteiro da poeta e compositora Etel Frota, direção cênica de Jacqueline Daher e participação dos músicos Álvaro Ramos, Glauco Solter e Miguel Assis.
Previous
Next Post »