Marcia Castro

Cantora e violonista, a baiana Marcia Castro iniciou sua carreira artística em 1995, aos 16 anos. Artista dedicada, estudou canto e violão com vários profissionais adquirindo grande conhecimento musical para dedicar-se a Música Popular Brasileira e ingressar na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Participou como violonista e cantora em diversos espetáculos teatrais, tais como: “Do Fino Véu ao Céu da Boca”, “Prelúdios Intensos para os Desmemoriados do Amor” e “Mulheres”. No campo da música, apresentou-se em diversos palcos da cidade do Salvador, abrindo shows de artistas como Elomar e Belchior, ainda no início da carreira. Em 2003, realizou o show “No Arco da Lua, a Linha do Sol” no Teatro do Sesi, dirigido por Luciano Salvador Bahia, conquistando três Troféus Caymmi: cantora revelação, melhor composição (Queda, de Luciano Bahia) e melhor direção artística (de Hebe Alves).
Em 2004, seguiu com a apresentação desse show em outros palcos da cidade. Em agosto de 2005, venceu o Festival de Música do Bahia Café, que premiou o vencedor com a participação no Festival de Arte de Rua de Ferrara, na Itália. Em 2006, conquistou o prêmio Braskem de Cultura e Arte, o maior prêmio do cenário independente da música baiana, iniciando assim a gravação do seu 1º CD, “Pecadinho”, com produção musical de Luciano Salvador Bahia, lançado em junho de 2007 no Museu de Arte Moderna da Bahia. Apresentou o show “Pecadinho” em Salvador nos Teatros Gamboa e Isba, encerrando o projeto “O Tom da Bahia”.
Em agosto, venceu o edital “Produção de Conteúdo Digital em Música”, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, iniciando a gravação do vídeo-clipe da música “Frevo (Pecadinho)”, de Tom Zé e Tuzé de Abreu, que conta com a participação especial de Tom Zé. Em dezembro, fez a abertura do show de Marina Lima, no Teatro Castro Alves, pelo projeto MPB Petrobrás de Música. Já em fevereiro de 2008, abriu o show da cantora paulista Céu, na Concha Acústica da Bahia, pelo projeto Sua Nota é um Show e participou do projeto Música no Porto, apresentando o show “Pecadinho” em palco aberto no Porto da Barra, em Salvador.
No mês de março, às terças-feiras, fez o seu lançamento nacional em São Paulo, no teatro Crowne Plaza, recebendo criticas positivas do jornal O Estado de São Paulo (Lauro Lisboa), de Mauricio Kubrusly (blog Me Leva Brasil), da Carta Capital (Pedro Alexandre Sanchez), dentre outras. Em Maio, tem a música Queda inserida na trilha da novela Ciranda de Pedra, da rede Globo. Além disso, é indicada ao Prêmio TIM de Música, na categoria "melhor cantora pop-rock 2007", com o CD Pecadinho.
Previous
Next Post »