Antonio Sant’anna

Natural de Barão de Cocais – MG, o violonista e compositor Antonio Sant'anna é uma grata surpresa no universo musical mineiro. Atuando profissionalnalmente a vários anos no cenário belorizontino, vem ganhando destaque na imprensa e conquistando um público cada vez maior por onde passa com sua mistura de influências, seu groove característico, suas letras irreverentes e sua interlocução com a Música Eletrônica.

Bi-graduado em filosofia e violão erudito pela UFMG, mestre em estética musical pela UFMG e doutorando em música pela UniRio, Antonio possui uma relação com a música popular anterior à sua formação erudita, o que confere à manifestação de suas idéias musicais uma fluidez mais livre e criativa. Desde então vem galgando espaço numa trajetória de ascensão. Em 2002 participou do projeto Reciclo Geral - Mostra de Composições Inéditas.

Neste show contou com a Participação Especial da cantora mineira Alda Rezende. O Reciclo Geral foi considerado pela imprensa mineira o principal movimento organizado de MPB em Minas Gerais dos últimos 30 anos, ou seja, desde o Clube da Esquina. Entre 2006 e 2007, com produção musical do percussionista e compositor Marcos Suzano, gravou seu primeiro CD, intitulado "Vou me Parir", lançado em 20/06/2007 no teatro da biblioteca publica de BH – no projeto Steoreteca patrocinado pela Telemig Celular, e, apoiado pela rádio inconfidência, jornais estado de minas, o tempo, hoje em dia e rede minas de televisão.

No CD autoral, Antonio canta e toca violão (de seis e sete cordas) em todas as faixas, além da percussão e programação eletrônica assinados por Marcos Suzano.

O CD revela um artista com uma sólida formação musical e uma forte vocação popular, ambas voltadas para o aperfeiçoamento prático e teórico de uma estética musical própria.

O resultado apresentado no disco possui relevância dentro do quadro atual da produção musical brasileira por sua característica autoral, sua estética contemporânea, de bricolagem de elementos diversos dentro da tradição, no sentido de recriar dialogando com essa tradição, além de promover a fusão de timbres eletro-acústicos de perfil mais harmônico e melódico com ambientações e texturas da música eletrônica. Com isso, Antonio pretende apontar para as novas tendências vislumbradas pela utilização cada vez mais freqüente dos recursos tecnológicos a disposição da criação, gravação e execução musicais.















Obtenha o Flash agora!

Para ouvir ou exibir este conteúdo, será preciso atualizar a sua versão do Flash.







Previous
Next Post »