Andréa Costalima

“A sensação de estar flutuando, num mundo encantado, onde todos hipnotizados e extasiados concordam em uníssono: eis uma voz única!” Isso é o que acontece a quem escuta a cantora Andréa Costalima, dona de afinadíssima e trabalhada voz.

Quando criança ouvia canções entoadas na voz do seu pai, amante da Bossa-nova e de Chico Buarque, despertando e apurando o seu ouvido naturalmente musical. Na infância a música sempre presente: nas brincadeiras de menina, o personagem atuado sempre uma cantora; na escola participando de festivais e apresentações musicais. Adolescente, seu interesse ia além das pessoas da sua idade, ouvia e pesquisava MPB, jazz, blues, rock progressivo. Fuçava sebos atrás de discos de Flora Purim, Hermeto Pascoal, Joyce, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, The Beatles, entre tantos outros e raridades como Bacamarte (banda de rock progressivo brasileiro).

Seu fascínio pela arte de cantar era tanto que queria cantar tudo que ouvia, levando-a iniciar seus estudos de música aos 15 anos, na intenção de tornar seu canto cada vez mais versátil. Conhecendo seu instrumento a cantora nunca saciou a sua vontade do conhecer, estudou canto lírico e popular, oficina de fonoaudiologia, master class de canto, tudo que pudesse ampliar ainda mais o seu dom.

Andréa cantou de tudo um pouco : pop, jazz, samba, reggae, rock, axé, forró, lírico; sem nunca perder o foco na sua verdadeira identidade musical – a música brasileira. Fez coro para artistas diversos em shows, discos e DVDs, atuou em estúdios gravando jingles e trilhas publicitárias. Fez shows em quase todo o Brasil e no exterior, mas ainda não era o seu trabalho. Ousou transformar o jazz norte-americano quando apresentou o show solo “The man I love – canções de Gershwin” com elementos da música brasileira; no ano de 2004 foi vencedora do prêmio de melhor intérprete do Festival da Rádio Educadora da Bahia e em 2005 o show “Jóia Singular” marca a sua personalidade enquanto solista. Em 2006 , fez o show de abertura de Arnaldo Antunes no projeto MPB Petrobrás no Teatro Castro Alves, mostrando também seu lado compositora e canções de compositores baianos. Em janeiro de 2007, apresentou o show “Sua Presença” na Casa da Bossa, no 1º Panorama Cultural do Café Teatro Sitorne e iniciou a sua temporada no Yoko Music Bar, encerrando ao final de maio para iniciar uma nova etapa: a gravação do seu primeiro cd, resultado do amadurecimento musical ao longo desse anos.

Sua interpretação foi lapidada pelo conhecimento e experiência, e agora se revela compositora de grande sensibilidade. E quem ouve se encanta e diz : “Eis uma voz única, está pronta para o mundo!”

Mauro Lemos (jornalista e escritor)
Previous
Next Post »

1 comentários:

Write comentários
20/04/2009, 13:22 delete

EU OUVI ESSA CANTORA POR ACASO NA CASA DE UM COLEGA. FIQUEI IMPRESSIONADO COM A VOZ DELA. ANDRÉA COSTALIMA É SIMPLESMENTE PERFEITA! A MUITO TEMPO QUE NÃO OUVIA UMA CANTORA TÃO TALENTOSA. PROCUREI NA INTERNET ONDE COMPRAR SEU CD. ACHEI AQUI EM RECIFE NA LIVRARIA CULTURA. SENSACIONAL!!!

Reply
avatar