Sabrina Malheiros

Descrito como “O primeiro álbum contemporâneo brasileiro que é tão bom quanto os clássicos brasileiros do passado”, Equilibria é o disco de estréia da cantora e compositora Sabrina Malheiros.

Nascida no Rio há 26 anos, Sabrina apresenta uma sublime mistura de bossas e sambas com toques de hip-hop, r´n’b e eletrônica. Equilibria combina as eternas composições brasileiras com batidas contemporâneas, produzindo a mais quente estréia desse ano.

A experiência musical de Sabrina é vasta. Isso não é surpresa, levando em consideração sua herança musical. Sabrina é filha de Alex Malheiros, baixista do legendário trio brasileiro Azymuth. Seu avô tocou com Sérgio Mendes e foi o primeiro brasileiro a manufaturar um baixo elétrico, além de seu tio ter sido o primeiro luthier brasileiro a criar instrumentos eletrônicos no Brasil! Sabrina esteve atenta, sem dúvida, à toda essa influência: “Eu cresci escutando o Azymuth; a música deles está fixada na minha vida. Meu mestre é João Gilberto, de fato na minha infância o meu “brinquedo” favorito foi um LP do João que eu levava comigo pra todos os lugares!”

Com 6 anos de idade Sabrina esteve envolvida em sua primeira escola de música, e aos 12 ela já tinha feito uma gravação de estréia cantando a faixa título do álbum de 1991 do Azymuth, "Curumim"! Sabrina continuou seus estudos, eventualmente na academia de música do legendário compositor brasileiro Eduardo Villalobos. Aos 19, Sabrina gravou com o aclamado grupo japonês de Acid Jazz United Future Organisation, aí uma segunda participação especial com o Azymuth. Ela também gravou 4 músicas para a trilha sonora do filme “A terceira morte de Joaquim Bolívar”, incluindo o sucesso Europeu, Dancing in Rio com Paulo Williams. Em 2002 Sabrina foi convidada para participar do projeto Superágua, uma faixa produzida pelos DJ/Produtores brasileiros DJ Jonas & Ulisses Cappelletti. Essa faixa foi licenciada para muitas compilações de chill-out no mundo todo, e eventualmente, se transformando num grande sucesso. Nessa época, Sabrina começou a trabalhar no que seria o seu álbum de estréia.

Com sete sambas e seis bossas, Equilibria é puro e simplesmente os melhores sentimentos do Brasil.

O álbum foi escrito por Alex e Sabrina Malheiros, com colaboração de integrantes das bandas Azymuth (Jose Roberto Bertrami nos teclados, Ivan Conti na bateria e percussão e do grande Cidinho Moreira) e, do monstro Jazz-Soul-funk do Reino Unido, Jean-Paul “Bluey” Maunick, líder do Incognito. Contou ainda com composições de Sabrina em parceria com Daniel Maunick (conhecido como DJ Venom, produtor do album).

Sabrina escreveu e co-escreveu 9 das 13 faixas do álbum em casa com seu pai, dando à Equilibria uma calorosa e íntima vibração. Sabrina cresceu ouvindo Sérgio Mendes, Banda Black Rio, Ana Mazzotti e Marcos Valle - "Samba e bossa fazem parte da minha vida" - diz a cantora e continua: "Com meu pai Alex Malheiros no Azymuth e meu avô Zezinho que tocou com Sérgio Mendes, eu sempre estive às voltas com as batidas do samba".

Equilibria é a primeiro álbum de Sabrina para o aclamado selo londrino Far Out Recordings , o lar de Joyce e Marcos Valle.

Equilibria contém a versão original do hit Estacao Verao, originalmente lançado no ano último verão na Europa. Com esse sucesso, remixado por ninguém menos que Kenny Dope, o single recebeu uma aclamada crítica e tornou-se o best-selling da Far Out 12”. Como o mundialmente renomado produtor/DJ Rainer Truby diz , this is a “Top notch original, a real little gem and has a dope Dope rework taking it to the floor!”

Seguindo esse furacão em saltos altos, vem um segundo single de Equilibria; Maracatueira - um remix do Incognito que pega o samba e transforma numa deliciosa bossa-jazz-house! Bluey, o mestre do Jazz-Funk Britânico, apresenta ninguém menos que Ski Oakenful nos teclados e DJ Venom na programação. Desde o eufórico set de cordas que representam a abertura do ‘Main’ mix você logo sabe que essa é uma faixa épica – a insistente bossa beat, a clareza das cordas, a melodia da guitarra de Bluey e o reflexivo teclado de Ski faz com que essa música garanta a luz do sol!

Como o nome sugere, Equilibria, é uma mistura perfeita – composições clássicas brasileiras combinada com uma produção contemporânea – uma produção atrativa, para ambos, os fãs da Far Out, assim como também, para aquelas pessoas que estão totalmente antenadas no movimento ‘Nu-Brazil’. A combinação da exuberante juventude de Sabrina e a experiência de 30 anos de seu pai Alex Malheiros faz desta uma realizada estréia que está fazendo deste o mais original álbum brasileiro de 2005.

Julie Allison
Press & Publicity
Previous
Next Post »