Lili Araujo

Após consolidar sua carreira na Europa, Lili Araujo volta ao Brasil e lança seu CD de estréia, Arribação. Composto por onze faixas inéditas, o trabalho é uma mistura do choro e do samba – ritmos que embalaram sua infância no subúrbio carioca – somado a concepção, elementos e instrumentos do Jazz e da World Music. Com apenas 26 anos, Lili surge no cenário, misturando referências ao mesmo tempo em que cria sua própria identidade musical. Após se formar em canto popular pela Escola de Música Villa Lobos em 2004, a artista mudou-se para Viena, na Áustria. E foi na Europa onde sua carreira despontou. Com apresentações em importantes clubes de jazz, festivais e teatros europeus, como, Tunnel Live Jazz (Viena), Theater am Spittelberg (Viena), Porg & Bess (Viena) e Blue Note (Paris), a cantora resolveu alçar objetivos maiores. Voltou ao Brasil em meados de agosto de 2008 e desde então já fez shows na Modern Sound, Sala Baden Powell e Estrela da Lapa. Além disso, recebeu excelentes elogios da crítica especializada.
“A cantora e compositora Lili Araujo estréia em disco com o bom Arribação (Oficina Records). Dona de uma bela voz, ela surpreende com o repertório que traz referências diversas (...)” – João Pimentel


“Uma das boas surpresas do ano, recebi "Arribação", CD de estréia dessa compositora carioca, de 26 anos, quando já tocava essa apuração. Seu disco tem arranjos jazzísticos, mas o repertório está dentro do que entendemos por MPB.” Antônio Carlos Miguel


“Arribação” conta com a participação de mais de 40 músicos, entre eles os renomados instrumentistas, Gabriel Grossi (gaitista), do multi-instrumentista Dirceu Leite e do baterista Márcio Bahia. E também com a participação de jovens talentos como Guto Wirtti (baixo), Gabriel Getssi (piano), Cassius Thepersson (bateria), Rodrigo Villa (baixo), Rafael Barata (bateria), Marcelo Caldi (acordeon), Vitor Gonçalves (piano), Bernardo Ramos (guitarra e violão), Georgia Câmara (bateria) entre outros. As onze faixas contam com arranjos assinados pelo saxofonista Henrique Band, o trompetista Darcy da Cruz, os guitarristas Gabriel Improta , Marcos Amorim e Lili Araujo, os dois responsáveis pela produção do disco.
Ela também assina as letras das composições do disco com exceção da faixa "Tapete azul". Se revela como compositora em músicas de sua autoria e em parcerias musicais com a a jovem violonista Kalu Coelho além de parcerias com o veteranos como o guitarrista e compositor gaúcho Alegre Corrêa e o premiado guitarrista e compositor Marcos Amorim (produtor musical do CD, junto com Lili Araujo).

“Acho que o Brasil é um país de gente criativa de uma maneira geral. Sobreviver aqui só sendo criativo mesmo. Acho que os compositores têm muito o que dizer sempre sobre sua geração sobre os conflitos e os sentimentos de uma época. (...). Acho que as coisas vão se renovando, esse é o caminho natural, se isso não acontecesse, se não houvesse essa renovação, não teriam surgido tantos compositores fantásticos.. Acho isso fascinante e espero que cada vez a nossa música seja valorizada pelo nosso povo.”. Lili Araujo em entrevista ao Segundo Caderno – Jornal “O Globo” .


Previous
Next Post »